terça-feira, setembro 02, 2008

Women like me ou «Já não sofro por amor»*


«Se tem passado por uma sucessão de tsunamis emocionais que o deixaram com uma auto-estima ainda mais baixa do que a de Kafka ou se, pelo contrário, só teve uma relação mas tão cheia de discussões e reconciliações que fizeram seu o princípio de Catulo, segundo o qual «não é possível viver contigo nem sem ti», talvez a culpa não seja totalmente sua. É que, muito provavelmente, confunde amor com posse, sexo com dependência, chantagem com atenção e intrusão com carinho. E bastaria levar um pouco a sério o que os nossos pais nos continuam a ensinar, ou seja, juntar umas gotinhas do estereótipo feminino da tolerância, passividade e submissão com outras tantas do estereótipo masculino da actividade, independência e domínio e tudo bater numa misturadora, adicionando, no final, uma dose de amor romântico. Poderá, então, compreender melhor as razões porque se sofre tanto e tão desnecessariamente por amor!»


Recorrendo a alguns dos princípios da psicanálise, psicologia, sociologia, literatura, revolução pós-feminista, a que ajuntou uma dose de autobiografia e humor, Lucía Etxebarría faz, neste Já não Sofro por Amor, uma incursão, pessoal e literária, pelas dores do coração.

Um ensaio sobre as relações humanas em que a autora expõe sua própria experiência para advertir dos perigos da dependência emocional. Não é um livro de auto-ajuda, nem pretende ser, mas o certo é que pode ser útil para quem tem a auto-estima no chão por culpa de relacões destrutivas.

Divertido. E muito recomendável, é certo, para quem já passou por relações desastrosas.

Trata-se de uma obra que deve ser lida por qualquer pessoa que esteja farta de sofrer de amor e por amor.

Lucía Etxebarría revela neste livro como ela própria deixou de sofrer por amor e como o leitor, se quiser, também o pode fazer. É que ela já só sofre quando a filha fica doente...


*Lucía Etxebarría, Casa das Letras, 2006

Sem comentários: