«Todo o amor tem princípio, uma continuidade e um fim. O amor à primeira vista só pode ser sexo. A fidelidade é o ingrediente mais excitante de uma relação. (...) apesar de vivermos num tempo de "monogamia seriada", somos fieis a "um amor de cada vez".»
«Homens e mulheres têm tendência natural em atrair-se por homens e mulheres enigmáticas e a paixão ou o amor têm tendência a desvanecer-se sempre que o outro passa a ser uma pessoa conhecida.»
«Enamoramo-nos ou casamos com o inimigo e escolhemos para cônjuges e amantes aqueles que nunca escolheríamos para amigos.»
Ideias base de Francisco Allen Gomes no seu ensaio "Paixão Amor e Sexo". O psiquiatra e sexólogo fala-nos dos comportamentos, dos afectos, da solidão, da sociedade.Reunindo os textos editados em revistas da especialidade, o autor partilha os anos de experiência enquanto terapeuta.
Fala de sexualidade que é falar de homens e de mulheres, do que os rodeia, das expectativas, dos medos, do amor. Da definição de António Damásio de erotismo aos estudos de Kinsey, passando pelos domínios do ensaio, da ficção e do estudo científico, a abordagem é rica em perspectivas, complexa no olhar, actual nas temáticas.
A não perder!
*Francisco Allen Gomes . - Lisboa, D. Quixote, 2004
1 comentário:
é, parece interessante... a propósito, que bela impressão digital! :)
Enviar um comentário