quinta-feira, março 20, 2008

bOa páscOa!



-Pai, o que é Páscoa?


-Ora, Páscoa é.......bem. É uma festa religiosa!


- Igual ao Natal?


- É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.


- Ressurreição?


- É, ressurreição. Marta, vem cá!


- Sim?- Explica à criança o que é ressurreição para eu poder ler o meu jornal descansado.


- Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendido?


- Mais ou menos Mamã, Jesus era um coelho?


- Que é isso menino? Coelho?! Jesus Cristo é o Pai do Céu! Nem parece que este menino foi baptizado!...- Jorge, este menino não pode crescer assim, sem ir à missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já viste se ele diz uma asneira destas na escola? Deus me perdoe! Amanhã já o vou matricular na catequese!


- Mamã, mas o Pai do Céu não é Deus?


- É. filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Vais estudar isso na catequese. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.


- O Espírito Santo também é Deus?


- É sim.


- E Fátima?


- Sacrilégio!!!


- É por isso que na Trindade fica o Espírito Santo?


- Não é o Banco Espírito Santo que fica na Trindade, meu filho. É o Espírito Santo de Deus. É uma coisa muito complicada, nem a mamã entende muito bem...Mas se perguntares à catequista ela explica muito bem!


- Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?


- (gritando) Eu sei lá! É uma tradição. É igual ao Pai Natal, só que em vez de presentes, ele traz ovinhos.


- O coelho põe ovos?


- Chega! Deixa-me ir fazer o almoço que eu não aguento mais!


- Pai, não era melhor que fosse a galinha da Páscoa?


- Era, era melhor, ou então o peru.


- Pai, Jesus nasceu no dia 25 de Dezembro, não é? E em que dia morreu?


- Isso eu sei: na sexta-feira santa.


- Que dia e que mês?


- hmmm? Olha que eu nunca pensei nisso... Eu só aprendi que ele morreu na sexta-feira santa e ressuscitou três dias depois, no sábado de aleluia.


- Um dia depois portanto!


- (gritando) Não, filho - três dias!


- Então morreu na quarta-feira.- Não! Morreu na sexta-feira santa... ou terá sido na quarta-feira de cinzas? Ah, miúdo, já me confundis­te! Morreu na sexta-feira e ressuscitou no sábado, três dias depois! Como!?!? Como!?!? Olha, pergunta à tua professora da catequese!


- Pai, então por que amarraram um monte de bonecos de pano na rua?


- É que hoje é sábado de aleluia e a aldeia vai fingir que vai bater em Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.


- O Judas traiu Jesus no sábado?


- Claro que não! Se ele morreu na sexta!!!


- Então por que eles não lhe batem no dia certo?


- Pois, boa pergunta.


- Pai, qual era o sobrenome de Jesus?


- Cristo. Jesus Cristo.


- Só?

- Que eu saiba sim, porquê?


- Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele tinha no apelido Coelho. Só assim esta coisa do coelho da Páscoa faz sentido, não achas?


- Coitada!


- Coitada de quem?


- Da tua professora da catequese !!!

2 comentários:

Leocardo disse...

Uff...eu que o diga. Foi uma carga de trabalhos para explicar ao meu mais novo que Jesus *não* morreu no dia 20 de Março, que por acaso é o dia de aniversário do primo dele (do meu filho, claro). Boa posta e um abraço. ***

Yāt go yàn 一個人 Yī gè rén disse...

pois imagino...também eu fui uma menina muito perguntadeira!!!beijinhos de saudade para macau