quinta-feira, junho 14, 2007

Vivó Santo Antoninho!


Lisboa está cheia de testemunhos de Santo António – o seu santo mais querido e popular. Os museus e bibliotecas portuguesas possuem quase tudo o que um erudito pode querer saber sobre este português fora do vulgar, que viveu nos primórdios da nacionalidade.
Porém, para a maioria dos lisboetas, que não vão às bibliotecas e raramente aos museus, o dia 13 de Junho não passa de um agradável feriado em honra de Santo António, onde se aproveita para ir comer caldo verde e sardinhas assadas, de preferência junto aos bairros da Sé, e para ver as marchas populares. Já lá vai o tempo em que as crianças pediam uma moedinha para enfeitar o trono do Santo e as meninas solteiras suplicavam por um namorado.
A verdade, contudo, é que tanta popularidade não poderia deixar de ser recordada, neste que ficou para sempre marcado como o seu dia...
Mas porque nem só Lisboa vive do Santo Antoninho, permiti que faça uma ligação directa a Coimbra que também fez parte do seu périplo.
Regalai-vos, pois, com um pouco de história!
Santo António dos Olivais é uma freguesia portuguesa do concelho de Coimbra, com 19,13 km² de área e 39 516 habitantes (2001). É a maior freguesia da região Centro e uma das maiores de Portugal. Densidade: 2 065,7 hab/km².

Criada em 1863, nela é possível encontrar duas áreas distintas: a urbana e a rural.
A primeira é muito marcada pelo casario das zonas residenciais que desde muito cedo se terão começado a desenvolver. Tal se deve, em parte, à presença do antigo Mosteiro de Celas que, situado numa área erma de Coimbra, onde a paisagem se caracterizava pela existência de pinhais e olivais, foi permitindo as construções em seu redor.

À área rural correspondem os lugares de Picoto dos Barbados, Vale de Canas, Casal do Lobo, Cova do Ouro, Alto de S. João, Pinhal de Marrocos ou Portela.
Quer pela presença do Mosteiro de Celas, quer pela existência do Convento Franciscano dos Olivais (posteriormente a Igreja de Santo António dos Olivais), foi esta freguesia, desde sempre, muito marcada pela religiosidade, aspecto presente não só nas celebrações eucarísticas mas, sobretudo, em importantes festas e romarias, realizadas em diversas épocas do ano, com destaque para a romaria do Espírito Santo.

A igreja de Santo António dos Olivais pode ser visitada na freguesia com o mesmo nome da cidade de Coimbra, em Portugal.
O acesso à igreja faz-se através de uma escadaria majestosa, rodeada de seis capelas com figuras de barro, representando diversos passos da vida de Cristo.
Em 1851 um temível incêndio destruiu o magnífico convento aí mandado construir pelos frades da Piedade em 1539.
Ali viveu, numa pequena cela, no local onde está a capelinha, o taumaturgo Santo António.
A igreja tem um vestíbulo que lhe dá acesso por um pórtico em ogiva; tem uma só nave e um quadro de Pascoal Parente representando o acto religioso em que Santo António tomou o hábito.

Sem comentários: