quinta-feira, março 08, 2007

Palavra de Mulher!

Como mulher que sou, não poderia deixar passar em branco este dia 8 de Março, que é também o meu dia!...

Simbolicamente, se pensarmos no sexo feminino, somos catapultados para todo esse imaginário da mitologia clássica, colando-nos à pele daquela que ficou para sempre conhecida como deusa do amor, Afrodite ou Vénus.
De um outro prisma judaico-cristão, a mulher foi criada a partir de uma costela de Adão, aparecendo como companheira incindivelmente ligada ao homem.

Já numa abordagem meramente semântica, qualquer dicionário de bolso definirá mulher como fêmea adulta da espécie humana, por oposição a homem que é o macho adulto. Além disso, não podemos descurar que o termo mulher surge, as mais das vezes, conotado com acepções sexuais, biológicas, sociais e culturais.

Historicamente, é um dia comemorativo dos feitos económicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.De entre tantos eventos pretéritos relevantes, relembro o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist (Nova Iorque, 1911) em que 140 mulheres perderam a vida.

Mas foi justamente a partir 1975, ano em que nasci e que foi designado como Ano Internacional da Mulher, que a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar oficialmente a comemoração deste dia.
Tudo começou em 8 de Março de 1857, durante o rápido processo de industrialização e expansão económica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho de muitas mulheres em Nova Iorque.
Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes, em busca da redução do horário de trabalho, melhores salários e do direito ao voto.
Só em 1909, contudo, após uma declaração do Partido Socialista nos Estados Unidos da América, teve lugar o primeiro dia do resto das nossas vidas!

Por tudo isto, é Hoje o Dia Internacional da Mulher!

Este post é pois dedicado a NÓS Mulheres, às de ontem, de hoje e de amanhã...
E já agora, porque neste lado do mundo onde vivo, os homens são quase todos Adões e elas, ainda, Evas, possa este dia servir, não para relembrar que ainda somos inferiores (porque o não somos, de facto…), mas para que tenhamos sempre presente tudo o que foi preciso andar para aqui chegarmos …

Apetecia-me, pois, que este Dia Internacional da Mulher fosse todos os dias, sempre que uma mulher quisesse!

Dixi!

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns a ti e a todas as mulheres que lerem o http://yam-chaa-da-1.blogspot.com/.

Um beijo!